.jpg)
PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS
Toxina botulínica em Neurologia
A toxina botulínica está indicada como uma das melhores opções terapêuticas para o tratamento de distonias, hemiespasmo facial, blefaroespasmo, espasticidade e cefaleia. Ela age bloqueando uma substância chamada acetilcolina, que é responsável por ativar a contração muscular. Dessa forma, de maneira seletiva, diminuímos a força de contração dos músculos escolhidos. Nos casos de espasticidade, ela age diminuindo a rigidez muscular através da diminuição da força de contração desse músculo em questão. Já nos casos de distonia, age diminuindo o movimento anormal (contrações) dos músculos envolvidos na doença.
Infiltração anestésica para tratamento de cefaleia
A infiltração anestésica é uma técnica injetável e segura. Tem como objetivo bloquear o nervo periférico e está indicada para algumas cefaleias crônicas, nevralgias ou enxaquecas, trazendo alívio ao paciente.
Punção lombar diagnóstica e terapêutica
Punção lombar diagnóstica é um exame no qual se introduz uma agulha na parte inferior das costas do paciente. Assim, se recolhe o líquido cefalorraquidiano no espaço intracraniano. A análise deste líquido pode denunciar a presença de certas infecções e doenças de outra natureza que afetam o sistema nervoso, como esclerose múltipla e meningite.
Punção lombar terapêutica está indicada para anestesiar a região, administrar antibióticos ou quimioterápicos, e aliviar a pressão intracraniana.
Na consulta, o paciente receberá a medicação e seguirá as recomendações médicas após o procedimento. O médico neurologista é o especialista que realiza os procedimentos e que está habituado a tratar patologias neurológicas diariamente. O profissional irá responder as dúvidas na consulta sobre o procedimento e realizará a terapia indicada de forma segura.